quarta-feira, 23 de setembro de 2009

IIIº Campeonato Nacional de Kempo Chinês

Realizou-se no passado dia 30 de Maio do ano de 2009, o IIIº Campeonato Nacional de Kempo Chinês, na cidade de Coimbra. O evento teve lugar no Pavilhão Municipal, junto Centro Comercial Dolce Vita. Viseu esteve representado pelo Clube de Kempo de Viseu, tendo da comitiva feito parte os seguintes atletas: - Rafael Amaral, Academia Morangos, Kata de mão vazia; - Sara Costa, Academia Morangos, Kata com armas; - Xavier Fidalgo, Viseu Team, Hard; - David Azevedo, Viseu Team, Light-Contact; - Gonçalo Marques, Viseu Team, Light-contact e Nockdown; - António Milhães, Viseu Team, Light - Contact; - Angelo Loureiro, Viseu Team, Light - Contact; - Rafael Loureiro, Viseu Team, Light - Contact. - Sifu Carlos Costa - Arbitragem. O evento,estava previsto para ter o inicio às 09H00 da manhã, tendo tido o seu inicio às 10H30, isto por várias comitivas que se deslocaram de diversos pontos do pais terem chegado em cima da hora. Depois de algum tempo mais à espera o primeiro atleta viseense a entrar em acção foi o jovem Rafael Amaral, que se portou de forma exemplar, tendo a espera feito com que o pequeno atleta de oito (8) anos perdesse alguma da sua concentração, o que o fez cometer um pequeno erro. Ainda assim, e tomadas notas sobre todos os atletas que participaram no seu grupo, conseguiu alcançar um 4º lugar de entre 28 participantes. Sara Costa da Academia Morangos de Viseu foi a segunda participante vissense, muito nervosa desde o inicio, apresentou-se no Tatami n.º 3, tendo efectuado a apresentação à equipa de arbitragem da Kata que ia efectuar. Iniciou de forma exemplar a sua prestação, tendo a meio da Kata cometido um erro o que a levou a enervar-se e a bloquear, não lhe foi permitida a repetição que pediu, fazia parte das regras. Ainda assim e por ter demonstrado que tinha conhecimento da forma e por ter demonstrado kimé na forma como efectuou a mesma, foi-lhe dada pontuação tendo a mesma alcançado a 2ª posição.
O terceiro atleta do Clube de Kempo de Viseu, foi Gonçalo Marques, que fez um combate sempre ao ataque dando poucas possibilidades ao seu adversário que já a acabar o 1º assalto sofreu uma contagem de protecção. O 2º Assalto iniciou-se com a mesma toada, Gonçalo ao ataque e o adversário a tentar marcar. Com facilidade alcançou a vitória, passando aos quartos de final. Novo combate e de novo a história a repetir-se, Gonçalo ao ataque e o adversário a tentar marcar. No 2º assalto a história a repetir-se, só nas paragens dadas pelo árbitro é que o adversário do Gonçalo, lhe conseguiu infligir golpes, ilegais mas que não foram sancionados pelo árbitro, o que levou a uma atitude indisciplinada, numa interrupção jogou de igual forma, pelo atleta de Viseu, tendo nessa altura sido punido pela indisciplina. Reinício do assalto e depois de um ataque mais concretizado por parte do adversário do vissense, este passou a andar em fuga face à tenacidade do atleta de Viseu, resultado final, derrota do Gonçalo, apenas compreendida pela sua indisciplina. Alcançou o 3º lugar do pódio.
Nova contenda da tarde, entrando em acção Rafael "Chama" Loureiro atleta de Viseu que se encontrava a treinar acerca de três meses mas com muita vontade de apreender os conhecimentos kempocas e de competir. Fez um bom combate não se deixando impressionar pelo adversário que já detinha uma maior experiência. Conseguiu nalgumas alturas equilibrar o combate, sendo no entanto importante continuar a trabalhar como até aqui para que a sua progressão seja maior e possa alcançar as vitórias que anseia.
António Milhães, Viseu Team, uma estreia, primeiro combate. Inicio enérgico sempre ao ataque e sempre atento ao que o seu Sifu lhe ia transmitindo, dominio completo dos dois assaltos, vitória muito bem conseguida. Passou para a fase seguinte que se ganhasse lhe permitira disputar um lugar no podium.
Já a tarde ia avançada quando entrou en cena Ângelo Loureiro, também um estreante, com muitas duvidas e muitos nervos, um combate bem disputado, mas acusou o facto de ser um iniciado nestas andanças tendo no entanto deixado bons sinais para o futuro.
De referir ainda que o seu adversário já era um atleta algo experimentado nestas andanças, e daí as diferenças se terem notado.
Nova contenda para o atleta de Viseu, António Milhães, novo inicio cheio de vontade de vencer, mas o seu adversário detinha já alguma rodagem e jogou à sua maneira para poder levar o combate de vencida, como aconteceu. No entanto o mesmo teve dificuldades para dar a volta ao atleta de Viseu.
Já a hora de jantar tinha passado quando novamente entrou em competição Gonçalo Marques contra o Sifu Gonçalo, num combate de Nockdown. O atleta de Viseu teve apenas três semanas de preparação para este tipo de combate, tendo logo na sua estreia defrontado um atleta que já está habituado a estas andanças.
Foi um combate muito disputado por ambos os atletas, não tendo o atleta de Viseu deixado por mãos alheias os seus créditos. No final vitória para o Sifu Gonçalo, mas o "Reguila" de Viseu foi alvo de grandes elogios por parte de todos os atletas que ali se encontravam e mesmo por parte dos instrutores presentes. Força Gonçalo, vamos continuar nessa senda de trabalho.
De seguida entrou em cena o atleta David Azevedo - Viseu Team, que desde o inicio e na sua forma calma de combater foi dominando o combate, saindo pela certa marcando e fechando para poder passar à fase seguinte e aí poder dar algo mais. Vitória dos dois assaltos, consequênte vitória do combate e passagem ao combate seguinte.
Combate de Hard-Style, categoria 71 Kg, Xavier Fidalgo-Viseu Team, jogou contra um adversário com cerca de 10 Kg a mais. Isto não pode nem deve acontecer, os pesos devem ser equilibrados para poder haver competição.Foi o combate logo de inicio tomado de assalto pelo atleta do Porto, o Xavier ao sentir a sua ofenciva bloqueou e reagiu com medo.
O combate ainda atingiu o 2º assalto mas terminou mais cedo por K.O. do atleta de Viseu. Era uma final, Xavier foi Vice Campeão Nacional.
Final para o atleta de Viseu, David Azevedo, combate aguerrido por parte dos competidores, tendo o David tentado fazer o seu tipo de combate, mas que desta vez não teve o resultado que pretendia, atacou dominou em alguns momentos mas apesar de ser técnicamente melhor a condição física atraiçuou-o tendo logrado alcançar o 2º lugar do pódium, mais um Vice-Campeão de Viseu.
De todos os combates existem videos em http://www.youtube.com/user/Masterkempo

1 comentário:

  1. enquanto ai treinei sempre aprendi q nos nao eramos campeoes ou super-homens.mas podemos vir a ser(nao super-homens) lutando e nunca baixando os braços e o olhar.é isso q esta equipa tem e continuara a ter.nunca baixou os braços e nunca ira baixar.se algum dia tentar baixar teremos o mestre q sempre ira chamar a razao e ao mesmo tempo levantar'nos a moral.so e seremos sempre a melhor equipa ganhemos ou perdamos,mas nunca nos podemos esquecer a moral e o espirito faz a equipa.por causa disso e nao so fiz ai grandes amigos q sei q posso contar com eles para td e eles comigo.um grande abraço para todos.
    (ass: Filipe)

    ResponderEliminar

                    Eventos Federação Portuguesa de Lohan Tao Kempo Estágio de Natal                                              Campeonato...