Kenpo/Kempo

A História do Kempo Karate Chinês – Chuan Fa É difícil falar da história do Kenpo/Kempo e, mais concretamente, do seu desenvolvimento e implementação em quase todos os países do mundo.

Os estilos de Kempo estão espalhados por todos os Continentes, variam nas suas origens e metodologia de trabalho.

Com o passar dos séculos, o que em tempos foi conhecido como Chúan Fa é hoje significado de defesa pessoal real e dura, e em grande parte dos sistemas, Modernidade.

Não querendo deixar para trás pormenores de maior relevância, como humildes conhecedores da história das artes marciais, este documento é escrito para aqueles que dela nada ou pouco sabem, será um resumo da história da nossa arte.Com raízes que remontam a 520 AC, a arte do Kenpo teve a China como Berço.

Segundo os registos Canónicos do Templo de Lo-Yang, Bodhidharma era um Monge sobre a tutelagem de Prajnatara. Consta, que com o aproximar da sua morte, Prajnatara mandou chamar Bodhidharma para que este viajasse até à China, onde os valores do Budismo estavam em declínio. Bodhidharma viajou então até à China. Após uma viagem difícil e dolorosa a sua chegada à China terá sido em 496 AC, ao mosteiro de Shaolin-sí. Aí deu a conhecer a sua crença religiosa (dhyana) baseada na meditação pura.

A Bodhidharma é também dada a criação do sistema de defesa pessoal, sem armas, que acabaria por ser origem de todas as outras artes (18 Mãos de Lohan).

O Kenpo é uma arte marcial única, representa a capacidade de adaptação ao meio e à situação envolvente. A originalidade e realismo das suas técnicas, combinadas com o treino mental, elevam o praticante da arte a uma perfeita harmonia entre o espírito, mente e corpo.

O Caminho do Punho, como também é conhecido, deve a sua implementação no Ocidente ao Grande Mestre James Mitose, 21º descendente do fundador do sistema Kosho Shorei Ryu Kenpo (Arte do Velho Pinheiro).

Independentemente da sua história repleta de controvérsia, o Grande Mestre James Mitose foi o mentor da arte no Hawaii, abrindo uma grande escola em Honolulu, onde formou vários cintos negros.

Mas o Kenpo/Kempo teve uma projecção ainda maior com um dos cintos negros do Mestre James Mitose, falamos de William Chow fundador do Kempo Chinês que acabou por se tornar uma lenda, e 19 anos após a sua morte, muitos são aqueles que ainda seguem os seus ensinamentos.
O Professor William Chow havia sido iniciado nas artes marciais ainda muito jovem, aprendendo com o seu pai, Hoon Chow, o sistema de Chúan-Fa da família. Hoon Chow era um Monge de Shaolin que havia emigrado para o Havai a fim de melhorar as condições de vida. Como filho mais velho, William, aprendeu da forma tradicional os ensinamentos de Shaolin e após muitos anos de prática, com o regresso do seu pai à China, juntou-se ao Mestre James Mitose.Mas a união foi curta, William Chow fundou, então, o seu sistema “ Chinese Kara-Ho Kempo Karate” em referência à combinação dos sistemas Japonês e Chinês.
O Kara-Ho Kempo acabou por se tornar um famoso sistema de defesa pessoal, e durante as décadas de 50/60 muitos foram os artistas marciais que viajaram até ao Havai para treinar com o Professor William Chow.

Como alunos mais graduados do Professor Chow podemos referir, Edmund Parker, criador do Kenpo Americano; Adriano Emperado, criador do Kajukenbo e Samuel Alama Kuoha, herdeiro escolhido pelo Professor Chow para dirigir o sistema Kara-Ho.

Muitos foram os que quer através dos ensinamentos de William Chow, quer através de James Mitose, continuaram a treinar Kenpo/Kempo e a desenvolver sistemas mais actuais e modernos de defesa pessoal.

American Kenpo Karate
Ed Parker System

Kenpo (lei do punho) é um termo japonês para artes marciais.
É a tradução para o termo chinês Quan fa, que significa "caminho do punho" ou "lei do principio do punho". Quan fa é um termo para estilos de punho aberto chineses.
O seu criador era japonês, mas aprendeu Kung-fu na China e adaptou-o para o ensino aos japoneses.
Mas Kenpo pode ser o desígnio de uma arte marcial surgida na China há milhares de anos. Kenpo significa "Lei do Punho" ou "Punho de Deus".
É uma arte marcial de grande força e destrutividade por usar golpes sempre dignos de muita concentração e força.
A difusão no início do Século XVII, quando duas famílias japonesas (Kumamoto e Nagasaki) trouxeram uma versão do kenpo chinês chamado Chuan Fa, para Kyushu no Japão, e foi mantido somente entre suas famílias e gradualmente modificado durante 200 anos até se tornar o “Kosho Ryu Kempo” ou “Old Pine Tree School”.
Em 1916 um miúdo de cinco anos chamado James Mitose foi mandado de sua casa do Havaí para Kyushu no Japão para aprender uma arte marcial chamada Kosho Ryu Kempo com o tio Choki Motubu (um graduado Sensei em Kempo).
James Mitose voltou ao Havaí em 1936, para abrir sua escola Oficial Sef-Defense Club em Honolulu, como responsável em levar o Kempo para os Estados Unidos.
Seus primeiros alunos a serem graduados como cinturões negros incluíam Thomas Young (quem tomou conta de sua escola), William K.S. Chow, Edmound Howe, Arthur Keawe, Jiro Naramura e Paul Yamaguchi.
Willian Chow teve quatro irmãos, e todos treinaram Jujitsu. Autoridades do Jujitsu discutem a possibilidade de que ele possa ter incorporado algumas dessas técnicas no estilo do seu Sensei J. Mitose, e não utilizou movimentos do Kung Fu para formar o estilo a que chamou Chinese Kara-Ho Kempo Karate.
Abriu-se a primeira escola em 1949 no Havaí e muitos falam que foi o primeiro a soletrar Kenpo (n), para marcar essa quebra no estilo do Karaté de Mitose.
William Chow, que também era chamado de Professor Chow, passou os seus ensinamentos a muitos bons alunos antes de sua morte em 1987, dentre eles o Grão Mestre Bill Ryusaki, fundador do Kenpo Havaiano.
Uma nota importante é que não há diferença entre Kempo Karate e Kenpo Karate. Apesar de muitos dizerem que William Chow foi o primeiro a usar o termo "Kenpo" Karate, muitos afirmam que é somente uma variação na translineação do Kanji original para as outras línguas do ocidente.
Ambos têm a mesma tradução “A lei do Punho”.

Nota:  Os kanji (漢字) são caracteres da língua japonesa com origem de caracteres chineses, da época da Dinastia Han, que se utilizam para escrever japonês junto com os caracteres silabários japoneses katakana e hiragana.
GM Ed Parker nasceu no Havaí, e começou por treinar artes marciais ainda muito jovem no judo e posteriormente treinou boxe.
Em 1940, Ed Parker treinou pela primeira vez Kenpo com Frank Chow .
Frank Chow apresentou Ed Parker a William Chow , estudante de James Mitose que treinou Parker enquanto servia na Guarda Costeira e frequentava a Universidade Brigham Young .
Em 1953, ele foi graduado cinto negro.

Parker apercebeu-se que os tempos tinham mudado e pensou em novas situações que não tinham sido abordadas pelo Kenpo, adaptando a arte para torná-lo mais facilmente aplicável às ruas da América e chamou-lhe, American Kenpo Karate.

Sem comentários:

                    Eventos Federação Portuguesa de Lohan Tao Kempo Estágio de Natal                                              Campeonato...